sexta-feira , 24 novembro 2017
Home / Política / Vereador Nô participa de Seminário sobre capacitação em gestão pública

Vereador Nô participa de Seminário sobre capacitação em gestão pública

WhatsApp-Image-2017-07-03-at-10.06.47-362x483O Presidente do Legislativo Rio-brilhantense, José Maria Caetano de Sousa – Nô, (DEM), esteve na última sexta (30) na cidade de Dourados participando de Seminário sobre, Capacitação em Gestão Pública, com o projeto “Tecendo o Desenvolvimento Regional”, do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, que está atuando juntamente com gestores municipais pela efetividade na aplicação do dinheiro público.

O evento tem como objetivo principal melhorar a atuação parlamentar, visando o aperfeiçoamento e a transparência na gestão Pública, auxiliando como investir bem cada centavo arrecadado, o projeto reuniu gestores municipais das cidades de Rio Brilhante, Caarapó, Juti, Douradina, Maracajú, Dourados, Nova Alvorada do Sul, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Sidrolândia, Itaporã, Vicentina e Jateí. A conselheira Marisa Serrano, responsável pela jurisdição que engloba esses municípios, destacou a importância dos investimentos na educação e no bom desempenho.

Na palestra de abertura, a conselheira Marisa Serrano destacou a importância do trabalho preventivo para o controle das contas públicas. Um exemplo é a auditoria concomitante que é realizada no mesmo momento em que ocorre a despesa. Por isso, quando há indícios de irregularidades, o Tribunal tem como agir imediatamente, muitas vezes até, evitando que o dano ocorra, e, quando constata que já houve desvio de recursos, é possível exigir do gestor a correção dos atos.

A conselheira Marisa Serrano apresentou aos gestores presentes o projeto de auditoria concomitante na educação. “Começamos com a educação porque é um dos maiores orçamentos dos municípios e esse dinheiro tem que ser bem investido. Precisamos garantir às nossas crianças o direito a uma boa educação, porque sem educação nós não vamos mudar esse País,” enfatizou Marisa.

(camarariobrilhante.ms.gov.br)