quinta-feira , 27 julho 2017
Home / Destaques / Prefeito Donato busca implantação de novos cursos universitários em Rio Brilhante

Prefeito Donato busca implantação de novos cursos universitários em Rio Brilhante

CCI17022017_0001Nesta quinta-feira (16/02), o prefeito Donato Lopes da Silva (PSDB) recebeu em seu gabinete a coordenadora da Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), professora Elizabeth Matos Rocha, que estava acompanhada do Coordenador de Licenciatura em Física da UFGD, professor Fernando Cesar Ferreira e pelo Analista de Tecnologia da Informação da EAD/UFGD, Fabio Henrique Noboru Abe.

Na reunião, que contou também com a presença da Secretária Municipal de Educação, Magali de Araujo Lima, e da Coordenadora do Pólo Municipal da Universidade Aberta do Brasil (UAB), professora Eunice Teodoro Estigarribia, foi apresentado um diagnóstico da situação dos cursos em andamento em Rio Brilhante.

A professora Elizabeth informou que alguns investimentos já deveriam ter sido feitos no pólo desde o ano de 2015 tendo, inclusive, sido enviada correspondência à Prefeitura Municipal no mês de março daquele ano. Ressaltou que uma das necessidades mais urgentes é a instalação do laboratório de Física, além de outras ações essenciais para o bom andamento dos cursos ali disponíveis, mas que não houve ação da gestão anterior para resolver essas questões. Segundo ela, isso fez com que o padrão do pólo de Rio Brilhante caísse consideravelmente nos últimos anos.

O professor Fernando disse que provisoriamente, desde o ano passado, o curso de Física está deslocando kits de laboratório emprestados da UFGD/Dourados para não deixar de atender aos acadêmicos de Rio Brilhante.

O prefeito Donato prontamente se dispôs a realizar os investimentos necessários “nossa determinação é tornar o pólo UAB de nossa cidade novamente uma referência na Educação a Distância.”

Nesta mesma oportunidade, discutiu-se também a implantação de novos cursos superiores em Rio Brilhante. A Professora Elizabeth disse que isto será viável, especialmente com o apoio do município “temos a intenção de expandir os cursos ofertados aqui, mas para isso será essencial que a Prefeitura de Rio Brilhante dê a infraestrutura necessária.”

A Secretária Municipal de Educação, Magali, disse que providenciará imediatamente um levantamento de todos os investimentos necessários a serem realizados no pólo, bem como um estudo da demanda de novos cursos “faremos todo esforço para que Rio Brilhante possa receber novos cursos universitários e de especialização, oferecendo vagas de formação superior aqui para os jovens de nossa cidade.”

DSC_0258

(Rio Brilhante  em Tempo Real)